Notícias

Novo Cenpes

A fim de continuar a fazer história na criação de tecnologias inovadoras e aperfeiçoar sua excelência tecnológica, o Cenpes está renovando sua infra-estrutura, com a ampliação de suas instalações.

Com o projeto de ampliação, o Cenpes totalizará 227 laboratórios de pesquisas, em 23 prédios dedicados (nove na parte nova). Os laboratórios de experimentos mais recentes da indústria petrolífera ganharão maior amplitude, em especial os de biotecnologia, meio ambiente e gás & energia.

Em uma área de 183 mil metros quadrados localizada próximo às atuais instalações, além de instalações similares às do atual Centro, como laboratórios de pesquisas , área de convenções, processamento de dados, salas de treinamento, de videoconferências e de reuniões.
Além disso, nesse novo espaço serão construídos o inovador centro de realidade virtual com ambientes para pesquisas com simulação tridimensional e todas as áreas ligadas à Biotecnologia. O novo Centro deverá ser, ainda, referência da Petrobras nos mais avançados métodos de desempenho ambiental e de economia de energia.

Para isso, a ampliação buscará as principais certificações de eco-eficiência vigentes no mundo, desde a francesa Haute Qualité Environnementale (HQE) à norte-americana Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), utilizando, dentre outras técnicas, captação de água de chuva e ventilação e iluminação naturais.

A Vidy foi selecionada mais uma vez pela Petrobras para fornecer e instalar todos esses novos laboratórios, envolvendo:

- 254 capelas e cabines;
- 162 coifas
- Mais de 1800 metros lineares e bancada, armários e utilidades.

A Vidy colocará toda a sua tecnologia desenvolvida nesses seus 50 anos de atividades na execução desse importante empreendimento que já é considerado como um dos maiores, mais modernos e equipados do mundo.

A Petrobras vem investido sistematicamente no segmento de laboratório, modernizando e ampliando todos os laboratórios de suas unidades de produção.

A Vidy orgulha-se de estar sempre presente em quase a totalidade de projetos da Petrobras.

Nos últimos anos, a Vidy participou do fornecimento para:
- RECAP (projeto do novo prédio do laboratório, mobiliário, capelas , coifas, etc),
- FAFEN-BA (projeto novo do prédio do laboratório, fiscalização da obra),
- Pólo Industrial de Guamaré (projeto do prédio do laboratório, construção, ampliação e reforma do existente, mobiliário, capelas , coifas, etc),
- Base Operacional de Mossoró (projeto do prédio do laboratório, construção, ampliação e reforma do existente, mobiliário, capelas , coifas, etc),
- RLAM (projeto do novo prédio do laboratório),
- REDUC (Projeto do novo prédio do laboratório),
- Petrobras Six (Projeto do novo prédio do laboratório),
- Petrobras Macaé (Projeto, obra civil, utilidades, mobiliário, capelas, etc)
- REGAP (projeto da reforma do Laboratório existente)
- REVAP (projeto novo do prédio do laboratório)
- REPAR (projeto novo do prédio do laboratório)
- CENPES I (Projeto, obra civil, utilidades, mobiliário, capelas, etc)
- RPBC (projeto do novo prédio do laboratório), entre outros.

Veja abaixo reportagem sobre o Novo Cenpes