Notícias

SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA LABORATÓRIOS: PROJETO TURN KEY

Gestão de Projeto

A Gestão de Projetos é um assunto no qual as empresas estão cada vez mais interessadas visto que o ambiente de negócios está cada vez mais competitivo e, quem quiser sobreviver precisa inovar: criar novos produtos, lançar campanhas de marketing inovadoras, construir fabricas mais modernas, seguras, atualizar processos internos, relacionar-se melhor com seus clientes etc.

Para fazer tudo isso, é necessário um projeto.

Mas, afinal, qual é a importância de entendermos melhor o que é um projeto e a melhor forma de geri-los? O que é exatamente um projeto?

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), editado pelo Project Management Institute (EUA), maior promotora de Gestão de Projetos no mundo, define a palavra como sendo um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único.

A gestão de projetos é a aplicação de habilidades e técnicas na elaboração e controle de atividades relacionadas a atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.
Um bom gerenciamento de projetos possibilita atingir metas estabelecidas dentro do prazo, custo e qualidade esperados. As vantagens advindas de um projeto bem gerenciado se resumem, basicamente, em que a execução não diferirá significativamente do planejamento.

Uma gestão bem feita aumenta as chances de sucesso de execução dos projetos, minimiza seus riscos e custos. Não é difícil enxergar a enorme aplicabilidade da gestão de projetos nos Projetos de laboratórios.

O Laboratório deve ser visto como uma “Ilha de Processo e Tecnologia” e como tal deve ser concebido e implantado como um todo.

Projeto Turn Key
O projeto “Turn Key” é um sistema de alto desempenho na entrega de projetos, que atende a todos os desafios acima, ao mesmo tempo em que produz resultados para os usuários de plantas e projetistas construtores. Sua vantagem decorre basicamente do fato de apresentar uma única administração de responsabilidades / contrato. De fato isto corresponde a uma otimização dos custos, além do responsável pelo projeto poder informar antecipadamente e com maior exatidão os custos totais de implantação do projeto.
“O cliente não precisa contratar profissionais especializados em desenvolvimento de diversas disciplinas de projeto, como Arquitetura, Ar Condicionado, Elétrica e nem mesmo das instalações eletromecânicas, mobiliário técnico e equipamentos. Ao invés de coordenar e acompanhar o serviço de vários fornecedores, o cliente resolve todas as suas questões através da Vidy, responsável por toda a solução”, diz Sergio Stauffenegger, diretor do Grupo Vidy.

Outra vantagem, é que se conseguem valiosas informações de engenharia e montagem durante as fases iniciais, e a otimização da escolha dos parceiros mais eficientes para aquisição de equipamentos e serviços. Tudo através de um melhor e mais focado escopo de controle.

As empresas que já trabalharam com o conceito Turn Key sabem que ele significa que todas as expectativas de qualidade poderão ser atendidas e até mesmo excedidas.

Compatibilização entre as áreas técnicas

Os projetos de laboratório devem atender ao mesmo objetivo, que é dotar o laboratório de elementos e características que possibilitem o desempenho das atividades previstas.

Não basta que cada projeto atenda individualmente este preceito, é necessário que todos estejam ajustados entre si, evitando problemas nas interfaces e “desvios de obra”. Em um projeto Turn Key, isso não ocorre, fato que uma mesma equipe irá participar do projeto, gerenciamento e da construção do empreendimento, desenvolvendo assim um projeto integrado, visando à qualidade, a diminuição de custos e maior rapidez.

O conjunto de projetos (Arquitetura, mobiliário, paisagismo, estrutura, elétrica, hidráulica, utilidades, ventilação e ar condicionado, projetos de tecnologia da informação, segurança etc.) deve na verdade ser entendido como um único projeto, com a mesma linguagem estética e conceitual, sem o que teremos uma colcha de retalhos e muitos conflitos.

O Grupo Vidy vem realizando com sucesso uma grande quantidade de fornecimentos em regime Turn Key, sendo responsável pela engenharia, instalações e fornecimento de equipamentos, dentre os quais podemos destacar:

Polo Industrial de Guamaré – PETROBRAS: Projeto do prédio do laboratório, construção, ampliação e reforma do existente, mobiliário, capelas, coifas, etc.

Polo Operacional de Mossoró – PETROBRAS: Projeto do prédio do laboratório, construção, ampliação e reforma do existente, mobiliário, capelas, coifas, etc.

Atuando fora do Brasil: Laboratório de Controle de Qualidade da Usina de Pelotização da Vale Oman, no Sultanato de Omã, no Oriente Médio, sendo responsável pelo projeto, fiscalização da obra, instalações eletromecânicas, fornecimento e instalações de mobiliário, capelas, coifas, lavadores de gases, sistema de despoeiramento e equipamentos.
Além disso, o Grupo Vidy está à frente da implantação do Centro Tecnológico Bromangol em Angola, na África, que irá garantir a segurança alimentar nos produtos internacionais e monitorar a produção nacional, executando análises físico-químicas e microbiológicas, visando o controle de qualidade e sanidade pública, além de prestar serviços analíticos. Esta obra segue em duas etapas: a primeira, um laboratório provisório construído em containers, ocupando uma área de 1500m², já em atividade. A segunda etapa será um prédio de 6.000m², em construção, que terá capacidade analítica de executar 40.000 análises/mês.

O Grupo Vidy, há mais de 50 anos dedicado à engenharia de laboratórios, desenvolve projetos inovadores através de sua equipe técnica composta por engenheiros e arquitetos especializados em diversas modalidades da Engenharia Civil, tais como: Arquitetura, Instalações Hidráulicas, Elétricas, Cálculo Estrutural, etc.

Certificada desde 2007, a Vidy é a única empresa de Engenharia de Laboratórios do Brasil com ISO 9001:2008, envolvendo: “Projeto, Construção Civil, Fabricação, Instalação de Laboratórios e Comercialização de Equipamentos e Acessórios para Laboratórios”.