Projeto RECAP

 

Laboratório da Refinaria da Petrobrás - RECAP

O Projeto do Prédio do Laboratório da RECAP, procurou agilizar e permitir a constante redefinição de lay-outs, que podem ser instalados com rapidez sempre que a estrutura funcional assim o necessitar.

Este Laboratório será responsável pelas análises e certificações de todos os produtos produzidos na Refinaria, como: propeno, GLP, gasolina, óleo diesel metropolitano (com baixo teor de enxofre) e solventes especiais.

O Grupo Vidy orgulha-se em ter sido escolhido mais uma vez pela Petrobras para realizar todo o projeto e implantação do laboratório, e com o fornecimento de todo o mobiliário, bancadas, capelas de exaustão, armários para armazenamento de produtos químicos, etc.

Ao todo, serão por volta de 60 capelas inteligentes, dotadas com o CVD 1000, que monitora e controla a exaustão de cada capela, com mais de 1,6 Km de tubulação de exaustão e 350 metros de bancadas.

Um dos destaques do laboratório são as capelas dupla face de recebimento, possibilitando a entrega e controle das amostras em um ambiente adequado, com exaustão contínua, sem a necessidade do operador entrar no laboratório.

Outro destaque foi foco na ergonomia e na acessibilidade, com a utilização de bancadas Vidy-Flex, que permitem flexibilidade nos ajustes de altura dos tampos, flexibilidade de alteração de lay-outs e praticidade na instalação e manutenção de redes elétricas e utilidades gerais.

Os laboratórios devem atender as exigências ergonômicas definidas na Norma Reguladora 17 (NR 17), levando em consideração a atividade específica executada. A adequação da altura das bancadas é um fator importante, principalmente para os equipamentos altos cujo uso envolve situações de risco. A instalação com altura ergonomicamente projetada evita que o usuário assuma posturas inadequadas. As bancadas Vidy-Flex atendem 100% essas recomendações e a NR 17.