Você Sabia?


Equipamentos para Laboratórios
Comando de Capelas de Exaustão - CVD

O Controlador CVD é um equipamento de fundamental importância para a segurança dos usuários das capelas, pois ele indica (através de luz e som) qualquer irregularidade na capacidade de exaustão e mostra no display a eficiência da exaustão.

Pode ser instalado em todos os tipos de capelas, em sistemas de exaustão ou ventilação.

O CVD Vidy é um controlador moderno e inteligente, que pode comandar todas as operações da capela de exaustão, desde o ligar e desligar do exaustor até o controle automatizado da vazão da exaustão. Todos os modelos de CVD’s devem dispor de uma alimentação elétrica com a tensão de 220V, com consumo de 250W. Opcionalmente pode ser utilizada a tensão de 110V.

Um dos requisitos básicos e importantes para um melhor desempenho de uma capela de exaustão é o perfeito funcionamento do sistema de exaustão.

Para proporcionar economia e controle do sistema de ar condicionado, as capelas podem contar com sistemas de medição e/ou controle automático de vazão (VAV).

Se a capela dispuser além de um medidor (CVD 1000), um controle automático de vazão (CVD 2000), ela proporcionará uma maior economia e segurança ao usuário. Através de um sistema eletrônico, o controlador de vazão se comunica com dampers “inteligentes”, comandando-os para abrir ou fechar, controlando o fluxo de ar, mantendo assim uma vazão variável e uma velocidade facial segura, não importando a posição de abertura das guilhotinas.

Quando a guilhotina estiver fechada e o controle automatizado de exaustão estiver sendo utilizado, o volume de ar exaurido do laboratório chega a ser 60% menor do que o de uma capela sem este controle, proporcionando assim uma economia de energia e ar condicionado.

Para atender as normas das Capelas de Exaustão, sugerimos a instalação de um monitor de vazão/velocidade, que através de sensores instalados no sistema de exaustão, dotados com alarme visual e sonoro, avisará o usuário quando houver algum mau-funcionamento do sistema.

Quer compartilhar? Faša o downolad do informativo em PDF aqui


Voltar